Aperte "Enter" para pesquisar
Law Firm

O que esperar do futuro da advocacia?


Inteligência Artificial, Advocacia 3.0 e Blockchain. Essas palavras rondam o imaginário do advogado moderno e aparecem em muitas previsões sobre o futuro da advocacia. Os robôs vão roubar os empregos dos juristas? A justiça do futuro vai ser totalmente virtual? As especulações são muitas e de tanto tentar enxergar anos à frente, acabamos não percebendo que o futuro da advocacia, na verdade, é agora!

Nos últimos anos vimos o avanço tecnológico e a chegada de jovens advogados ao mercado acelerar bastante a modernização do setor. Processos e peticionamentos eletrônicos, intimações enviadas por Whatsapp e o surgimento de vários softwares e aplicativos são acontecimentos recentes que impactam o presente e dá rumo para o futuro da profissão.

Como se preparar para o futuro da advocacia em 4 passos

1. Tenha mais mobilidade na rotina

Quando você imaginou que poderia estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo? Ainda não estamos falando de realidade paralela. Mas não podemos deixar de destacar a importância da tecnologia móvel para o profissional que quer acompanhar o futuro da advocacia.

Sistemas para advogados que funcionam em qualquer dispositivo com internet e ainda contam com aplicativos complementares para celular – como o Astrea Mobile –, processo eletrônico, aplicativos de Vade Mecum, peticionamento eletrônico, serviços de mensagem instantânea e vídeo-chamada. Tudo isso facilita a vida do advogado multitarefa que precisa resolver atividades do escritório no aeroporto, nos momento de espera do fórum, em casa e até em outra cidade ou país.

Essas facilidades permitem ao operador do Direito uma rotina mais flexível e menos burocrática. A boa notícia é que elas devem evoluir ano após ano, trazendo ainda mais benefícios ao advogado moderno. Aliás, você sabia que existem advogados nômades digitais?

O trabalho à distância por si só já é um grande passo para o futuro de advocacia, principalmente em escritórios mais conservadores que começaram a ver nessa possibilidade uma maneira de aumentar a produtividade sem perder o controle da equipe e das atividades. Se você quer entender melhor como um software jurídico permite que advogados trabalhem à distância, é só clicar neste link.

2. Fomente a cultura do compartilhamento

Para muitos profissionais, a advocacia ainda é vista como um ambiente de rivalidade e alta competitividade. É verdade que saber como conseguir clientes na advocacia e ir atrás de um melhor posicionamento no mercado são premissas que não devem ser abandonadas.

Mas para quem observa as mudanças que estão acontecendo rumo ao futuro da advocacia, a competitividade está mais relacionada com executar um bom trabalho, desenvolver um bom planejamento estratégico e aperfeiçoar as ações de marketing do que com tratar o escritório ou advogado concorrente como inimigo.

Essa quebra de paradigma tem contribuído para a criação de comunidades, redes de apoio e networking entre advogados. Em um ambiente onde todos saem ganhando, os negócios jurídicos tendem a ter mais sucesso. Reuniões, encontros e eventos para conversar sobre o presente e o futuro da advocacia não param de acontecer. Já existe, inclusive, hackathon jurídico para quem quer imergir nesse novo momento da área.

3. Faça parte da democratização do conhecimento

Você já reparou como hoje em dia é muito mais fácil encontrar e produzir conteúdos úteis e relevantes para advogados? A democratização do conhecimento chegou para todas as áreas graças à internet. E quando se trata do futuro da advocacia, é um comportamento que tende a se fortalecer cada vez mais.

Afinal, existe um entendimento maior de que todos nós podemos ser professores e aprendizes. E atualmente é possível exercitar isso em diferentes formatos. Existem pessoas, como a advogada Mariana Gonçalves, que contribuem para a democratização do conhecimento e também para a cultura do compartilhamento publicando vídeos semanais para advogados. Há profissionais que preferem dividir seus conhecimentos com clientes, parceiros e outros advogados por meio de podcast sobre direito e advocacia, artigos ou conteúdos exclusivos para redes sociais.

O formato pode variar, mas o efeito costuma ser o mesmo. Compartilhando conhecimento, os advogados estão contribuindo para o futuro da advocacia, para a educação do mercado, para a formação de profissionais mais qualificados e, claro, para a aquisição de novos clientes. E tudo isso estimula a democratização do conhecimento.

4. Adote conceitos e práticas de outras áreas

A advocacia já não é uma profissão isolada. Quanto mais pensamos no futuro da profissão, mais percebemos que agregar conhecimentos e práticas de áreas complementares só faz evoluir o negócio jurídico e a maturidade profissional dos advogados.

Há métodos e conceitos que não nasceram dentro da advocacia, mas que podem ser incorporados na rotina jurídica para impulsionar os resultados e facilitar o crescimento do negócio.

É o caso da gestão horizontal, do marketing pessoal, das dicas de empreendedorismo e de vários outros temas. Também há outros tipos de práticas que dão certo para a gente, esse tipo de comportamento fortalece o ecossistema empreendedor e eleva a qualidade do serviço, além de melhorar o posicionamento no mercado.

Conclusão

É claro que essas mudanças que observamos não foram as únicas que estão acontecendo ou vão acontecer no futuro da advocacia. No entanto, apesar de parecerem situações até corriqueiras para quem já adota esses comportamentos, as práticas são extremamente representativas para um cenário de inovação da advocacia. É por meio de ações consolidadas no cotidiano que nos preparamos para os desafios que estão por vir.

A mudança de modelo mental, o famoso mindset, é fundamental para acompanhar a evolução da advocacia. Nós acreditamos que vamos ter muitas novidades na advocacia e ainda vamos dedicar conteúdos exclusivos para abordar temas como Advocacia 3.0 e Inteligência Artificial com profundidade. Afinal, partimos do princípio que o entendimento do cenário é fundamental para mudanças efetivas e ações positivas.

Fonte: Aurum

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Entre em contato conosco!

Rápido e prático, você leva menos de um minuto para preencher o formulário!